sexta-feira, 10 de abril de 2009

Educação? Onde?

Em 1967 fiz exame de admissão, em março de 1968 entrei na 1a. Serie ginasial na ETFP em Pelotas naquela época professor era o segundo pai ou segunda mãe, dentro da sala de aula o mestre era autoridade máxima e jamais isto era discutido, o aluno estava ali para aprender e obedecer, um aluno ameaçar um professor isto era caso de policia, e se o aluno perturbasse a aula era mandado para inspetoria, e dependendo da reincidência teria que vir a escola fora do horário de aula fazer castigo, o que era o castigo? Fazer os temas na escola, certa vez cheguei atrasado na escola e não consegui entrar porque o portão estava fechado, como eu queria assistir a aula pulei o muro para dentro, mas um funcionário da escola viu e me entregou para a inspetoria, me tiraram da sala de aula me mandaram para casa e ainda fui suspenso por 3 dias, estes relatos mostram apenas uma parte que eu poderia colocar aqui, me pergunto? Trouxeram algum prejuízo para mim? Com certeza nenhum, e se perguntar para pessoas que estudaram nesta mesma época todas dirão a mesma coisa, naquela época aprendíamos a ter disciplina em casa e complementávamos na escola, com esse novo modelo de educação onde o aluno sempre tem a razão, tudo pode, de ter que ser compreendido, não pode rodar para não ficar traumatizado, etc, esquecem os direitos do professor e deveres da família em relação a orientação dos seus filhos, dos limites que os jovens necessitam para que a educação dada na escola os tornem melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário